quinta-feira, 31 de maio de 2012

Direitos dos animais

Para essa aula sugerimos ao professor que colete diversas imagens de animais abandonados ou sendo maltratados e monte um slide com algumas frases interessantes sobre animais.
Iniciamos a aula com o slide e abrimos a discussão para colhermos em grupo a opinião de cada aluno sobre o aluno e assim diagnosticar quais trazem consigo experiências vividas sobre o tema como ter presenciado alguém maltratar um bichinho. Feito isso passaremos a realização de atividade impressa em que os alunos vão construir seu saber em torno da discussão sobre o que consideram ser direitos dos animais e formar uma frase, curta ou longa, isso fica a critério do aluno , sobre o respeito aos animais.
Finalizada a atividade cada aluno deverá ler sua frase e a listagem dos direitos dos animais.

Na próxima aula o professor e o corpo da escola escolhem 5 frases e 10 direitos elaborados pelos alunos e abre votação em todo colégio, ou mesmo na turma.
Espero que gostem da ideia.

Preservação ambiental


Reciclagem


Salve a Terra


As abelhas e o meio ambiente


Tipos de solo

Existem diferentes solos nos ambientes mas três são os mais comuns : Solos arenosos, argilosos e humíferos ou húmicos. A origem desses solos está nas diferentes rochas que sofrem a ação das chuvas, do sol, dos ventos, das plantas e se fragmentam em pequenas partículas; e as diferentes cores dos solos são resultados das cores das rochas originais. Esse processo de formação dos solos recebe o nome de intemperismo

Os SOLOS ARENOSOS são mais soltos, não sustentam bem as raizes dos vegetais, não retêm muita água e são mais pobres em nutrientes; por isso as plantas têm mais dificuldade de crescer.

O SOLO ARGILOSO retêm mais água , é normalmente mais rico em nutrientes que os solo arenoso, porém pode dificultar o crescimento das raizes das plantas se estiver compactado, ou seja, muito "pilado" pelo excessivo uso do trator por exemplo. Assim o melhor solo para a as plantas não é nem muito arenoso, nem muito argiloso, deve ser uma mistura dos dois.

FONTE: Revista Clima e Solo ( As aventuas de Grãozito- PROGRAMA DESPERTAR )

O solo humífero é um tipo de solo, também conhecido como terra preta ou terra roxa. Apresenta cerca de dez por cento de húmus.
É ideal para o cultivo, pois é arejado, permeável e fornece grande parte dos sais minerais necessários às plantas. O solo é composto por várias partículas misturadas, ou seja, ele pode ter espessura e estrutura variáveis. A textura do solo é determinada pelo tamanho dos grãos e pela separação entre eles. A classificação dos solos vai depender do tipo e da quantidade de grãos que estão presentes neles. Os grãos da terra são o resultado de constantes transformações de rochas. Os tipos de grão dependem da rocha-mãe da qual derivam as suas características.
O nome terra roxa é dado a esse tipo de solo, devido aos imigrantes italianos que trabalhavam nas fazendas de café, referindo-se ao solo com a denominação Terra rossa, já que rosso em italiano significa vermelho. E, devido a similaridade entre essa palavra, e a palavra "roxa", o nome "Terra roxa" acabou se consolidando. O solo de terra roxa também existe na Argentina, aonde é conhecida como "tierra colorada", bastante presente nas províncias de Misiones e Corrientes.

Tipos de animais


As partes das plantas


Órgãos dos sentidos 2


Mamíferos 2


Mamíferos 1


Órgãos dos sentidos 1


Educação ambiental

Produção de texto é algo necessário á todas os alunos em qualquer fase de aprendizado. Desde muito pequena a criança lê a imagem e produz seu texto ( história contada ) narrando á seu modo o fato como entende e de acordo com sua imaginação.
Com essa atividade propomos ao aluno que escolha um dos temas ambientais discutidos de antemão pelo professor dento da temática  Meio Ambiente.
Deixamos  livre a proposta de produção dentro da autonomia do professor para que o mesmo  determine o gênero textual á ser explorado , ou mesmo que deixe á critério do aluno para que venha a  produzir de acordo com o que pede sua imaginação.
Esperamos do aluno simples e  belas produções no sentido de compreender como ele conseguiu entender os temas estudados para partindo disso analisarmos  sua forma de pensar de modo a auxiliá-lo melhor e avaliarmos  suas competências na área da leitura e escrita. 

Arara azul

Partindo das informações sobre a vida desse animal lindo que corre sérios riscos no cenário ambiental atualmente,  o professor poderá criar discussões a fim de despertar o interesse do aluno  á essa temática.
Poderá sugerir que também pesquisem a respeito desse e de outros animais em risco de extinção e que coletem imagens de animais já extintos pra fazer exposição em mural ou quadros confeccionados com jornais velhos.
A sugestão é explorar ao máximo a discussão e só depois partir pra os conteúdos propostos e inserir outros trabalhados anteriormente.

Dinossauros 1


Sempre é bom manter os pequeninos em contato com o passado pra que dele acumule lições para o futuro.
A proposta da atividade acima é trabalhar com turmas de 4º e 5º ano é não apenas identificar as características desses animais, mas aproveitar o momento pra colher as inúmeras informações que trazem consigo de livros, seriado, filmes e revistas e transformar essas informações em conhecimento significativo.
Os meninos em geral se envolvem mais com o tema, contudo a curiosidade das meninas certamente fará o diferencial em momentos de debate e apresentação sobre o tema na turma.
Esperamos que tenham uma ótima aula!

Órgãos das plantas


Dinossauros 2


Com essa atividade trabalharemos a boa e velha discussão em turma a fim de compartilhar conhecimentos e informações bem como produziremos textos interessantes partindo do tema proposto no gênero textual escolhido pelo aluno.
Como seria um planeta em que homens e dinossauros compartilhassem o mesmo espaço? 
Uma era dos Flintistones ou um novo Jurassic Park?
Abusem das perguntas e aguardem as belas criações.

Experiências simples - ácido ou básico

SERÁ ÁCIDO?


Material


  • um bocado de couve roxa crua
  • tábua e faca
  • taça com destilada água quente
  • um coador
  • um frasco grande
  • frascos pequenos de iogurte
  • substâncias diversas: sumo de limão, vinagre, pasta dos dentes, bicarbonato de sódio, produto para limpar os vidros, sumo de laranja e outros.

Faça o seu próprio indicador

Certamente que já provaste um limão e detestaste o sabor. O sabor é ácido! Dizemos que o sumo de limão é um ácido. Por outro lado há quem não goste muito do sabor da pasta dos dentes. No entanto, o seu sabor é bem diferente do sabor do limão. Dizemos que a pasta dos dentes é uma base. Há substâncias que mudam de cor quando lhes acrescentas um ácido, como o limão, ou uma base, como a pasta dos dentes. Chamamos a essas substâncias indicadores porque elas indicam se outras substâncias são ácidos ou bases.
Podes fazer o teu próprio indicador! Para isso vais precisar da ajuda de um adulto. Pede-le para cortar, com uma faca e sobre a tábua, um bocado de couve roxa às fatias finas. Deita a couve cortada na taça e pede-lhe para deitar por cima da couve água destilada bem quente. Cuidado: não te queimes! Deixa ficar até a água arrefecer. Pega no coador e coa a água da vasilha para o frasco grande. Obténs um líquido com uma linda cor roxa. Já tens o teu indicador preparado! Agora é só experimentar! 

Deita um pouco do teu indicador em vários frascos transparentes. Acrescenta a cada um deles uma substância diferente: vinagre, sumo de limão, água com açúcar, água com sal, pasta dos dentes, líquido de limpar os vidros, champô ou outras substâncias que queiras experimentar. O que observas?
Algumas substâncias alteram a cor do teu indicador e outras não. Se o teu indicador ficou vermelho ou rosa dizemos que a substância é ácida. É o caso do sumo de limão! Se o teu indicador ficou azul ou verde dizemos que a substância é uma base. É o caso da pasta de dentes ou do líquido para limpar os vidros! Mas uma substância pode não ser ácida nem básica: é o caso da água com sal ou com açúcar.
Em vez de água destilada podes experimentar com água da torneira. De que cor ficou o teu indicador? Frequentemente a água da torneira é básica. 

 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Peixes


Experiências simples - bússola

ONDE FICA O NORTE?


Material


  • magnete
  • clips
  • taça de plástico
  • agulha de coser
  • fatia de rolha de cortiça
  • caneta de tinta não solúvel na água
  • bússola

Constrói a tua bússola

Antigamente, os marinheiros orientavam-se pela posição das estrelas e pela bússola quando não havia terra à vista. O bico da agulha aponta sempre para o Norte, onde quer que estejamos no planeta. Na tua caixa de experiências há uma bússola. Experimenta rodá-la e verifica que o ponteiro aponta sempre na mesma direcção.


Pega no magnete (ou íman, palavra que significa ``pedra que ama'') e aproxima-o de um clip. O que observas? O clip é atraído pelo magnete! A Terra também é um grande magnete. A agulha da bússola sente o magnete terrestre e por isso aponta sempre na mesma direcção.


É fácil construir uma bússola...
No fundo da taça marcas o Norte, Sul, Este e Oeste com as letras N, S, E e O como indica a figura. Passa o lado marcado do magnete por cima de uma agulha de coser, devagar e várias vezes, para que a agulha fique magnética (cuidado para não te picares; é melhor pedires ajuda a um adulto). Deves começar sempre junto à cabeça da agulha e terminar no bico. Depois, com fita-cola, fixa a agulha à fatia de rolha e coloca-a com cuidado a boiar na água. Quando a água ficar parada, a agulha indica a direção Norte-Sul. Se rodares devagarinho a taça de tal modo que o bico da agulha aponte para a letra N, ficas a saber para que lado é o Norte!


Repara que a agulha aponta sempre na mesma direção. Se a tentares desviar dessa direção, rodando a cortiça, ela volta teimosamente à direcção inicial! Mas podes comandá-la com o teu magnete. Pega no magnete e anda com o magnete à roda sobre a agulha. O que sucede? Como o teu magnete é mais forte do que o magnete Terra é ele que passa a mandar na agulha!
Podes experimentar por duas rolhas com agulha magnética a flutuar na mesma taça. O que acontece?
 

Experiências simples - será que afunda ou flutua?

AFUNDA-SE OU NÃO?

Material

  • plasticina
  • materiais diversos: cortiça, clipes, pedaços de madeira, berlindes e outros
  • taça com água

Objetos que se afundam, objetos que flutuam

Pega numa bola grande de plasticina, nos berlindes e nos restantes materiais (cortiça, clips, pedaços de madeira) e coloca-os na taça com água. Que observas? Alguns objetos vão ao fundo, como a plasticina, os berlindes e os clipes, mas outros, como a cortiça e a madeira, ficam a flutuar.
Porquê? Bem, podes dizer que os que vão ao fundo são pesados e os que flutuam são leves. Então experimenta um prego pequeno e um pedaço de madeira grande. O prego vai ao fundo e a madeira flutua. E qual é mais pesado? Ou então experimenta pegar na bola grande de plasticina que foi ao fundo, faz um barco com ela e põe-o na água, mas sem deixar entrar água no barco! Que vês agora? 

 Já flutua, não é? E, no entanto, a plasticina é a mesma e pesa o mesmo! Põe os berlindes e os clipes dentro do barco. O barco não vai ao fundo! E tem o peso da plasticina, mais o peso dos berlindes e dos clips. Porque será? 

O afundar ou flutuar de objetos depende do espaço que eles ocupam dentro da água... O pedaço de madeira ocupa um espaço maior dentro da água do que o prego e por isso não vai ao fundo mesmo sendo mais pesado. Quando fizeste um barco com a plasticina ela passou a ocupar um espaço maior dentro da água, embora o peso continuasse o mesmo. É por isso que os barcos de ferro, muito pesados, conseguem flutuar nos rios ou nos mares. 

 

Experiências simples - enchendo um balão

O QUE FAZ ENCHER OS BALÕES?


Material

  • balão
  • pacote de fermento em pó para bolos ou bicabornato de sódio
  • garrafa pequena de vidro ou de plástico
  • água
  • vinagre

Enche um balão com a ajuda da Química

Tudo se passa como se o balão se enchesse sozinho, ou quase... 
 No entanto, não é nenhum truque de magia! É... Química!
Deita água na garrafa e junta um pouco de vinagre. Deita o pacote de fermento em pó dentro da garrafa e enfia muito rapidamente o balão na boca da garrafa. Podes também deitar o fermento dentro do balão com um funil de papel e depois enfiar o balão na boca da garrafa. Levantas em seguida o balão para que o pó caia na garrafa. Observa o que se passa.
No frasco forma-se espuma e o balão começa a encher devagarinho. Formam-se bolhas de gás e este acaba por encher o balão! 

Quando fazemos um bolo, o fermento funciona de forma semelhante. Misturamo-lo na massa do bolo para que se formem bolhas e o bolo fique bem fofo.


Experimenta usar bicarbonato de sódio em vez de fermento em pó. O bicarbonato de sódio é um produto químico que se compra nas farmácias e que também pode ser usado nos bolos. Neste caso não juntes água ao vinagre. O que concluis? 



Ficha global - diversidade nos animais

1. A forma dos animais está relacionada/adaptada ao ambiente onde vivem e com o seu modo de vida. Indique (assinalando com uma cruz):
1.1. um animal com o corpo aerodinâmico:
 1.2. um animal com o corpo segmentado:

1.3. um animal com o corpo fusiforme:
2. Como te recordas o revestimento dos animais tem várias funções, indique duas delas.
R: __________________________________________________________________
____________________________________________________________________

3. Nas questões numeradas de 3.1 a 3.5 assinale com X a resposta correta.
3.1. O caracol possui:


_____ uma concha bivalve
_____ pelos
_____ uma concha univalve
_____ escamas

3.2. Os peixes possuem:

_____ pele nua
_____ penas
_____ escamas que vêm da região profunda da pele – dérmicas
_____ escamas que têm origem na parte superficial da pele – epidérmicas

3.3. Os insetos são revestidos por:

_____ escamas
_____ pelos
_____ concha
_____ quitina

3.4. Os anfíbios (ex. rã) possuem:


_____ pele nua
_____ penas
_____ escamas
_____ concha

3.5. O que protege os répteis das perdas de água, são;


_____ os pêlos
_____ a pele nua
_____ a quitina
_____ as escamas epidérmicas

 4. Durante as aulas falaste em vários tipos de revestimento. Observe com atenção as figuras que se seguem:


4.1. Indique qual é o revestimento dos animais representados.
Galgo afegão  ________________________
Abutre  _____________________________
Mamba negra  ________________________
Pavão  ______________________________
Rã venenosa  ________________________
Peixe-porco  ________________________

5. A reprodução é a função através da qual os seres vivos dão origem a outros seres semelhantes. Durante a época de reprodução muitos animais modificam o seu comportamento habitual.
5.1. Observe a figura abaixo.


5.1.1. Que tipo de reprodução está representada na figura?
R: ______________________________________________________________________________

6. Como se chamam as células sexuais produzidas:
6.1. pelo macho?  ________________________
6.2. pela fêmea?  _________________________

7. Neste caso a fecundação (união entre a célula sexual masculina e a célula sexual feminina) é interna ou externa?
R: ____________________________________________________________________________

7.1. Justifica a resposta anterior.
R: ___________________________________________________________________________

8. A estrela-do-mar tem uma reprodução diferente das rãs. Explique como ocorre a reprodução da estrela-do-mar.


R: _________________________________________________________________________

9. Como te recordas, quando conseguimos distinguir o macho da fêmea através do seu aspecto exterior, dizemos que esses animais apresentam dimorfismo sexual.
9.1. Observe a figura seguinte onde se podem distinguir diferenças exteriores no galo e na galinha.


9.1.1. Indique duas diferenças entre o galo e a galinha.
R: _____________________________________________________________________________

9.1.2. Achas que entre o galo e a galinha existe dimorfismo sexual? Justifique..
R: ____________________________________________________________________________

9.2. Depois de observares com atenção as figuras que se seguem, assinale com uma cruz (X) aquelas que representam animais com dimorfismo sexual.



9.3. Indique outro animal que conheças (e que não esteja representado nas imagens anteriores) que também possua dimorfismo sexual.
R: ___________________________________________________________________________

10. A figura que se segue representa, ordenadamente, as fases da parada nupcial do galo e da galinha.


10.1. O que é a parada nupcial?
R: ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

10.2. Utilizando as letras, regista, nos espaços (      ), as frases em que o galo procede:
(    ) ao acasalamento
(    ) à mensagem sonora
(    ) à oferta de presentes

11. Após o acasalamento, o desenvolvimento dos novos seres pode ser muito variado.
11.1. As Curicacas são animais ovíparos. Assinala com um X a justificação correta.


____  passam por metamorfoses.
____  o embrião desenvolve-se no interior do organismo materno que lhe fornece, através do sangue, as substâncias alimentares.
____  o embrião se desenvolve-se no exterior do organismo materno à custa das substâncias alimentares existentes no ovo.

11.2. Dizemos que os Malamutes-do-Alasca são animais vivíparos. Assinala com um X a justificação correta.


____  O novo ser desenvolve-se, até ao nascimento, no interior do organismo materno e à custa de substâncias que este lhe fornece (através da placenta).
____  O novo ser desenvolve-se fora do organismo materno e às custas das reservas nutritivas do ovo.

12. Observe com atenção a figura e responda às questões com ela relacionadas.


12.1. Como se chama o ser que eclode dos ovos do bicho-da-seda?
R: ________________________________________________________________________

12.2. Quem constrói o casulo? A ninfa, a lagarta ou a borboleta?
R: ________________________________________________________________________

12.3. Como se chama o ser que sai do casulo?
R: _______________________________________________________________________


12.4. Em que fase “põe” o bicho-da-seda os ovos?
R: ___________________________________________________________________________

12.5. Quais são as três fases das metamorfoses do bicho-da-seda?
R: ___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

12.6. O bicho-da-seda tem metamorfoses completas ou incompletas? Justifique.
R: ___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

13. Na montanha, quando os dias se tornam mais curtos, a cor do pêlo do arminho passa de castanha para branca, ficando só a ponta da cauda negra. Esta mudança de coloração de pelagem permite que o arminho ataque sem ser visto e protege-o dos inimigos.



13.1. Qual é o fator do meio que influência a mudança de coloração do pêlo do arminho?
R: ___________________________________________________________________________

13.2. Indique uma vantagem que tem a mudança de coloração da pelagem.
R: ___________________________________________________________________________

14. Faça corresponder um dos termos:
migração
hibernação
estivação
a cada uma das frases que se seguem.

14.1. No Outono, as marmotas, roedores vegetarianos, refugiam-se em tocas, onde dormem de 5 a 7 meses, durante a estação fria.  _____________________

14.2. A rã do deserto enterra-se na areia durante a época seca.  ________________

14.3. Todos os anos, no Outono, as renas deixam as regiões geladas, onde os alimentos faltam, e dirigem-se para regiões arborizadas, onde permanecem abrigadas.  ____________

15. Complete com as palavras diurnos e noturnos as frases que se seguem:
15.1. Os animais _______________, como o gaio e a águia, são ativos no período de luz, já outros animais como o mocho e o leão desenvolvem a sua actividade durante a noite, pelo que os consideramos como animais __________________.

16. O quadro 1 representa valores referentes à marmota em situação de vida ativa e de hibernação.


Vida ativa
Hibernação
Número de movimentos respiratórios

16 por minuto

2 por minuto

Número de batimentos cardíacos

90 a 140 por minuto

4 por minuto

Temperatura

37ºC

10ºC ou menos


16.1. O que acontece à temperatura do corpo da marmota quando hiberna?
R: ___________________________________________________________________________

16.2. Complete, usando a palavra maior ou menor.
16.2.1. O número de movimentos respiratórios é _________, em período de vida activa na marmota.

16.2.2. O número de batimentos cardíacos é __________, em período de hibernação.

17. Cerca de metade das aves conhecidas têm duas “casas”. Assim que se aproxima o Inverno, abandonam as áreas em que nidificam no Verão e voam para as zonas mais quentes.

17.1. Que designação se dá às deslocações periódicas destas aves?
R: _______________________________________________________________________

17.2. Observe a figura e indique para onde se deslocam as cegonhas e as andorinhas no Outono?
R_________________________________________________________________________